sábado, 15 de janeiro de 2011

Luta contra a fome, a obesidade e o desperdício de alimentos

Fonte: CFN

A fome tem sido uma das principais lutas das entidades e organizações representativas da sociedade civil no mundo inteiro. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) lançou a petição online 1 Bilion Hungry com o objetivo de mobilizar a população para o fato de que um bilhão de pessoas passam fome no mundo. O CFN apóia a iniciativa e faz um outro alerta: para a luta contra a obesidade e o desperdício de alimentos.

Os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF/2008-2009), do IBGE, indicam o crescimento da obesidade no Brasil nas três últimas décadas, revelando que metade dos adultos estão excessivamente acima do peso. Seguindo os passos dos adultos, o estudo também aponta que uma em cada três crianças de 5 a 9 anos e um a cada cinco adolescentes também apresentavam sobrepeso. Nesse mesmo período analisado, houve a substituição de alimentos tradicionais e saudáveis por bebidas e alimentos processados, densamente calóricos e com baixa concentração de nutrientes.

O CFN lançou o alerta em campanha pelo Dia Mundial da Alimentação. Além de conscientizar a população quanto à fome no mundo, o Conselho se preocupa em desenvolver ações para mobilizar os governos a colocarem em pauta a luta para diminuir os índices de obesidade infantil.