terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Alimentos para diminuir o estresse


Inclua em seu dia a dia alimentos que estimulam o funcionamento do sistema nervoso e que ajudam a acabar com a irritação e a tristeza, eliminando o estresse.



Alface – Ameniza a irritação, pois o talo tem lactucina, uma substância que funciona como calmante. É rica em folato. A falta desse elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço.

Aveia – Estimula a produção de serotonina no cérebro, que é responsável pela sensação de bem-estar, além de ajudar na diminuição do mau colesterol.

Banana – Ajuda a diminuir a ansiedade e garante um sono tranquilo. É rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A vitamina B6 dá mais energia.

Carne – Esse alimento possui niacina, uma vitamina do complexo B que, se ausente no organismo, causa depressão. É rica em ferro e cobre, combatendo a anemia. O zinco, presente em sua composição, é antioxidante: retarda o envelhecimento e combate os radicais livres. Os aminoácidos presentes fazem com que o cérebro funcione melhor.

Chás – Nutrem o sistema nervoso e glandular.

Chocolate – Aumenta a produção de serotonina no corpo. O consumo desse alimento deve ser moderado. Opte pelo chocolate amargo.

Espinafre – Contém ácido fólico e potássio, que previnem a depressão. Além disso, possui magnésio, folato e vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.

Feijão – Rico em antioxidantes, combate as toxinas do corpo que contribuem para o estresse. O balanço entre proteínas e carboidratos presentes no feijão também ajuda a manter o nível de açúcar estável.

Jaboticaba – Possui ferro, que combate a anemia, e vitamina C, que aumenta as defesas do organismo. As vitaminas do complexo B agem como antidepressivos. A jaboticaba também é rica em carboidratos, que fornecem energia.

Laranja – É rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B. Ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. O cálcio presente em sua composição é relaxante muscular e combate o estresse. A fruta ainda é energética, hidratante e previne a fadiga.

Leite – Possui cálcio, que ajuda a relaxar os músculos, e proteínas que estimulam o sistema nervoso. A falta de vitaminas do complexo B pode acabar com o bom humor. Além do leite, é possível encontrar essas substâncias nas ervilhas, sementes de girassol, batata e peixe.

Tomate – Rico em potássio, ajuda a diminuir a pressão sanguínea e a manter a calma. O licopeno é um importante antioxidante, que isenta a pele de radicais livres.

Uva – Tem uma boa dose de vitaminas do complexo B. A vitamina C e os flavonoides da uva são antioxidantes, retardando o envelhecimento da pele e ajudando a combater o colesterol. Também é uma fruta energética.



Abuse da água, pois, quando o organismo está desidratado, o corpo dá sinais de cansaço e reage negativamente ao estresse. É aconselhável beber 8 copos por dia. Não é necessário esperar a sede surgir para beber, pois esse já é um sintoma de pouca hidratação. Os outros sintomas são: tontura, moleza, náuseas e dor de cabeça.

Durante as refeições, evite beber líquidos e coma várias vezes no decorrer do dia. O equilíbrio do intestino é essencial para melhorar a constipação intestinal (intestino preso) causada pelo estresse. Outro fator muito importante é comer devagar, pois mastigar bem pode trazer uma maior sensação de saciedade e de prazer, já que o cérebro demora cerca de 15 minutos para manifestar a satisfação plena do apetite.

O álcool também não é recomendado. Passa uma falsa impressão de calma, mas logo o efeito passa e o grau de ansiedade aumenta. Limita a capacidade do fígado em remover as toxinas do corpo, uma substância altamente produzida quando se está estressado.





Fonte: http://www.idmed.com.br/2009/20/Nutri%C3%A7%C3%A3o/Alimenta%C3%A7%C3%A3o/alimentos-para-diminuir-o-estresse.html