sábado, 9 de janeiro de 2010
Um pouco sobre a profissão Nutrição
Em tempos de "geração saúde", um tipo de profissional tem ganhado muito espaço na rotina - agitada - das pessoas: o nutricionista. E não é nada difícil entender a importância da nutrição em nossas vidas, uma vez que precisamos comer para viver. Hoje, no entanto, já se entende que a alimentação é muito mais do que combustível para o nosso corpo, pois, além de nos fornecer energia, ela também previne e ajuda na cura de diversas doenças.
É justamente neste campo que atua o nutricionista. Ele é o profissional responsável por ajudar as pessoas a manter práticas alimentares saudáveis e, com isso, melhorar a qualidade de vida. "O profissional de nutrição é o único que conhece e estuda a relação do homem com o alimento, o único habilitado para fazer planos alimentares e dietas. Ele não pensa apenas em resultados imediatos, como emagrecer, por exemplo, mas, principalmente, na saúde das pessoas", explica a coordenadora do curso de nutrição da Uninove (Centro Universitário Nove de Julho), Kátia Gavranich de Camargo.
Mesmo sendo uma profissão recente a demanda de trabalho é muito ampla. "A nutrição tem três áreas principais de atuação: clínica, social e produção de alimentos. Mas, nos últimos anos, outras áreas vêm ganhando destaque, como a nutrição esportiva e estética", acrescenta Rodrigo Valim, professor do curso de nutrição da UnB (Universidade de Brasília). "As áreas de atuação são muito variadas. Dentro de hospitais, restaurantes, clubes ou qualquer lugar em que se produza alimento, é preciso o acompanhamento de um profissional de nutrição", complementa Kátia.
No processo de formação e capacitação dos nutricionistas, investir em especializações e atualizações também é algo fundamental. Isso porque a área está em constante movimento, uma vez que muitas características dos alimentos ainda estão sendo descobertas e pesquisadas. "Os nutricionistas têm que acompanhar essa evolução. Tem que estar sempre de olho nas novidades. E se especializar para aumentar o conhecimento científico da área", conclui Valim.